Violoncelo: Por Onde Eu Comecei

   Eu vivo em uma cidade perto de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Não é exatamente uma cidade pequena — existem outras bem menores perto daqui —, mas também não é uma cidade tão grande quanto eu gostaria. Nós temos um pequeno teatro aqui, mas nenhum museu, auditórios para shows ou coisas do tipo. Os mais próximos ficam em Porto Alegre. Talvez tenha sido por isso, ou porque eu não venho de uma família que se importa muito com coisas do tipo, que eu nunca tive um acesso fácil a arte antes de mudar de escola, aos 14 anos.
   A escola em que eu, a Julia e o Lucas estudamos tem uma orquestra da qual os três fazemos parte. Foi um projeto que começou há cerca de dois anos, quando um novo professor de música foi contratado.
   A primeira coisa que nós aprendemos na aula foi a teoria. Nós usamos flautas para aprender a ler as partituras (a flauta doce é um instrumento mais fácil de tocar do que violino ou piano, por exemplo). Eu não demorei muito para aprender, teoria musical não é algo complicado para mim. Depois de algumas semanas, comentei com o meu professor que, depois de ler um livro sobre uma violoncelista, eu me interessei em tocar, e ele se ofereceu para me ensinar.
   No começo eu estava um pouco insegura, eu já havia visto alguns violoncelistas tocando e aquilo parecia um pouco demais para mim. Mas então eu peguei o violoncelo pela primeira vez, o professor me ensinou as escalas das duas primeiras oitavas e me deixou sozinha na sala para praticar enquanto ele buscava algumas partituras.
   O violoncelo não é exatamente o instrumento mais popular da orquestra, todas as crianças sempre querem um violino, uma flauta ou um violão. Eu não conheço muitas pessoas que já tocaram um instrumento do tipo, então a maioria não sabe a sensação.
   Quando toca o violoncelo, você sente algo estranho, como se a música estivesse influenciando o modo como o seu corpo funciona. É como se a música entrasse em você, invadisse seus nervos e mudasse completamente sua consciência. Eu demorei um pouco para entender por que isso acontece, mas é porque a caixa de ressonância fica contra o seu peito quando você toca. Você pode sentir a vibração quando a música ecoa ali dentro. Várias vezes eu já ouvi a expressão "sentir a música", mas só entendi o que significava quando eu toquei pela primeira vez.
   Você se torna outra pessoa, como se girasse uma chave e deixasse de ser quem você geralmente é para ser você, o músico, o artista, o violoncelista. De repente você entende por que tantas pessoas tem o sonho de serem grandes artistas: elas querem mostrar ao mundo a nova variedade de emoções que descobriram, o que elas aprenderam a fazer.
    Acima de tudo, você tem uma sensação de controle, segurança. Sejamos francos, quando você aprende algo que é impossível para outras pessoas, descobre que não há nada que você não possa fazer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise: Cry Baby - Melanie Martinez Parte 1

Pinocchio

Dois amantes