Resenha As Chaves do Reino: Sr Segunda-feira

As Chaves do Reino, de Garth Nix, é uma das sagas que foram disponibilizadas na biblioteca da nossa escola este ano. Sr. Segunda-feira foi o primeiro destes livros que eu decidi ler. No começo, eu achei que seria uma leitura um tanto infantil e fiquei em dúvida entre esse e um livro sobre um apocalipse zumbi (que eu li depois, e vou escrever sobre esse também). Quando eu comecei a ler, percebi que a história era mais complexa do que eu imaginava, tive que ler e reler algumas partes até ter certeza do que se tratava. Eu levei um pouco mais de um dia para ler, porque estava sempre ansiosa para ver o que aconteceria no próximo capítulo.

Antes de falar sobre Sr. Segunda-feira, o primeiro livro da saga, temos que fazer sobre o universo em que a história acontece.

O livro nos apresenta o epicentro do universo: a Casa. A Arquiteta foi o primeiro ser vivo existente, saída do Nada absoluto, ela nasceu no universo cósmico e, da matéria existente nele, criou a Casa. Partindo de lá se pode chegar em qualquer lugar nos reinos secundários, — ou seja, qualquer lugar no universo — inclusive a Terra.

Mas a Arquiteta sumiu após alguns milhares de anos, deixando as sete chaves usadas para governar as sete partes da Casa nas mãos de seus curadores, junto com seu Testamento, que dizia que as chaves e o comando da casa deveriam ser passadas a um mortal  — apenas os humanos, seres que a Arquiteta admirava por terem surgido sozinhos, sem precisarem ser criados, seriam dignos de governar o reino que ela construiu.

Os seus curadores, não concordando com essa decisão, tomaram cada um a posse de uma chave e dividiram o Testamento em sete partes, presas em diferentes reinos. O Testamento, porém, escapa de uma de suas prisões e vai atrás de Sr. Segunda-feira, usando um truque para convencê-lo a cumprir o desejo da Arquiteta.


O nosso herói é Artur Penhaligon. Um garoto comum, a não ser pela sua frágil condição de saúde. Ele é asmático, mais debilitado do que a maioria das pessoas que sofrem da doença. No seu primeiro dia de aula na nova escola, quando foi forçado a correr — algo bem difícil para quem tem asma, aliás — pelo professor de Educação Física, tem um ataque de asma que quase o mata. É quando ele recebe do Testamento a primeira chave, — que antes pertencia ao Sr. Segunda-feira, o primeiro curador e comandante da Casa Inferior. — que cura os seus pulmões o suficiente para que ele possa ser levado a um hospital.

Nada contente por ter sido enganado, Sr. Segunda-feira persegue Artur para conseguir a chave de volta e, como ameaça, espalha uma praga pela Terra, que contamina alguns dos entes queridos de Artur. Assim, sem ter mais opções, o garoto inicia a sua aventura pela casa, para deter Sr. Segunda-feira e salvar o mundo da nova doença.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise: Cry Baby - Melanie Martinez Parte 1

Pinocchio

Dois amantes